Ano: 2010
Nacionalidade: EUA
Gravadora: Merge / Anti-
Produção: Spoon
Duração: 43:07
Em seis bons álbuns de estúdio, a banda já conseguiu fabricar a sua obra-prima (Kill The Moonlight, de 2002) e também o seu disco pop coeso e redondo de fazer inveja ao U2, o antecessor Ga Ga Ga Ga Ga. E como o Spoon nasceu para agradar os roqueiros indies, Transference, o sétimo disco da carreira, vem para voltar aos velhos tempos de produção simples e melodias espontâneas. Um baque para quem esperava um avanço mais acessível em virtude do trabalho anterior e uma alegria para quem gosta mesmo é de som feito no porão de casa.
O álbum foi feito na casa de Daniel, com produção própria e caseira. Logo, vemos canções com batidas repetitivas e cortes bruscos de uma faixa para a outra. Um disco de interrupções, nada aqui é muito redondo. Seria o Exile On Main St. do Spoon em suas devidas proporções. Cru e agradável!
Mas apesar da falta de polidez, o Spoon mantém praticamente intacta a sua sonoridade, com lampejos de soul que deixa o rock da banda diferente e mais charmoso do que em relação aos seus concorrentes. As guitarras repetitivas e dissonantes, o baixo fazendo a cozinha e o vocal sempre ideal de Britt Daniel mostram perfeita harmonia. Uma simplicidade de canções que não procuram um desfecho perfeito, rendendo faixas interessantes como a agitada Written In Reverse e o lado instrumental simples, porém irresistível de Trouble Comes Running.
O Spoon pode não ter feito o álbum perfeito, e até perde em relação ao restante da discofrafia da mesma. Mas mesmo assim, buscando a crueza de quem realmente se interessa pela música (e não pelo sucesso descartável), Transference consegue agradar o ouvinte. Álbum que não busca mudanças ou experimentações ousadas, mas que vai te fazer perder bastante tempo em várias agradáveis audições.
01 – Before Destruction
02 – Is Love Forever?
03 – The Mystery Zone
04 – Who Makes Your Money
05 – Written in Reverse
06 – I Saw the Light
07 – Trouble Comes Running
08 – Goodnight Laura
09 – Out Go the Lights
10 – Got Nuffin
11 – Nobody Gets Me But You
Deixe um comentário